Resumo



Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Recursos Para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais.


O meu comentário em relação ao livro proposto para a leitura, Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal, incide sobre o Capítulo VII, "Ambientes virtuais de aprendizagem - Recursos para alunos com necessidades educacionais especiais". Partindo do ponto 1 , Educação online com necessidades educacionais especiais, queria esclarecer que aqui, por aqui em Cabo Verde, várias vezes isto acontece visto que as escolas recebem as informações dos alunos no ato da matricula e depois não os transmitem para os professores, provocando situações do tipo. O ensino do século XXI e as escolas tem de estar virado para o acesso a todas as pessoas portadoras de qualquer tipo deficiência. Para relacionar os temas ambientes virtuais de aprendizagem e necessidades educacionais especiais, temos que ter em conta que o conceito de necessidades educacionais é muito amplo e muito complexo, uma vez que não está relacionado directamente a uma condição. Vigotsky assinala a preponderância dos factores sociais sobre os biológicos na constituição psicológica da criança: absolutamente todas las peculiaridades psicológicas del nino deficiente tinem en su base um núcleo no biológico, sino social. Todas as escolas têm que estar democraticamente perfeita para receber os seus educandos com necessidades educacionais especiais. As escolas devem equipar todas as salas de aulas com equipamentos específicos para todos os tipos de educando e também os docentes devem ter uma formação específica para lidar com esses tipos de alunos. Claro que tudo isso irá constituir um dos grandes encargos financeiros mas também irá trazer grandes benefícios para toda a sociedade. O objectivo de implementar um ambiente virtual de aprendizagem é potencializar a interacção entre pessoas e as possibilidades de exploração dos materiais didáctico-pedagógicos. Levy exemplifica a virtualização/potencialização descrevendo o hipertexto como o resultado do processo de virtualização do texto. A vulgarização da Internet e as novas Tecnologias de Informação e Comunicação constituem motores fundamentais para as aprendizagens em ambientes virtuais para os alunos com necessidades educativas especiais. Alguns recursos e estratégias se fazem importantes para garantir o acesso de educandos com necessidades educacionais especiais. Para que pessoas com baixa visão possam utilizar os AVA, é por exemplo etiquetar as imagens.No que toca a concepção pedagógica antigamente o docente exerce o papel de mediador das aprendizagens, organizando e regulando o ambiente para que seja rico em possibilidades de interacção e experimentação. Em ambientes virtuais de aprendizagem, o docente exerce a docência online, fomenta debate, promove o trabalho colaborativo, etc, ou seja, a comunicação se dá de acordo com a metáfora do hipertexto. Neste século em que estamos a viver as TIC proporcionam a produção e transmissão do conhecimento de forma mais eficaz  e vivenciada pela humanidade.
Concluindo, gostaria de deixar o seguinte, nos países desenvolvidos onde cada aluno tem um computador na sala de aula e conectado ao mundo via internet, nenhum aluno normal ou com Necessidades Educativas Especiais (NEE), não irão ficar sem o acesso ao ensino. Mas é de se perguntar como irão fazer os pais, as escolas, os países que nem sequer sabem o que é um computador e muito menos a internet? A maioria que dispõe dessas NEE irá ficar sem aprender visto que os meios são limitados e não existem recursos para tal.

Bibliografia
Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal.



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